Espólio de Alfredo Volpi

O inventario de Alfredo Volpi encontra-se atualmente em curso perante a 8ª Vara da Família e Sucessões do Foro Central da Comarca da Capital, Estado de São Paulo, processo No. 0716092-38.1988.8.26.0000, e tem como inventariante dativo o Dr. Guilherme Chaves Sant`Anna,  guilherme@guilhermesantannaadvogados.com.br .

Entre os vários bens que compõe o “Monte Mor” do inventário do artista, há 47 trabalhos selecionados pelo próprio Volpi, ao longo de toda a sua vida artística) que compunham sua coleção particular, cobrindo suas mais diversas fases.

Ocorre que, a maior parte, das referidas pinturas encontra-se extraviada.

A situação atual das obras é a seguinte:
- Total de obras no Montemor: 47 trabalhos
- Total de obras extraviadas: 36 trabalhos
- Total da obras encontradas: 11 trabalhos, sendo

- 05 trabalhos sob a guarda e conservação do Museu de Arte Contemporânea – MAC/USP e supervisão do Instituto Volpi.
- 06 trabalhos sob a guarda e conservação de fiéis depositários  particulares

Caso haja informações a respeito da localização das obras extraviadas, as mesmas devem ser imediatamente comunicadas ao inventário do artista e ao Instituto Volpi, através dos seguintes e-mails:
guilherme@guilhermesantannaadvogados.com.br
info@institutovolpi.com.br


Por fim, alertamos que já houve caso de adulteração de obras, com o objetivo de escapar de busca e apreensão, apresentando-a travestida de “eventual pintura inédita”, conforme matérias a seguir

- “Obra original de Volpi surge adulterada”, Estadão, edição de 21 de janeiro de 2017, estadao.com.br .


- “Falsários destroem tela original de Volpi em tentativa de enganar a Justiça”, Folha de São Paulo, edição de  21.01.2017, folha.com.br .


Informamos que a obra artística de Alfredo Volpi é estudada e catalogada há décadas, diminuindo consideravelmente a chance do surgimento de obras totalmente desconhecidas e não documentadas nas numerosas exposições  que o artista participou em sua longa trajetória.

Assim, roga-se que, diante de obra apresentada como inédita, encaminhar as informações e imagens para os endereços eletrônicos acima mencionados.

Translate »